segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

[Opinião] As Três Vidas - João Tordo

Título: As Três Vidas
Autoria: João Tordo
Editora: Dom Quixote
Nº de Páginas: 408
Classificação: 4/5

Sinopse: Que segredos rodeiam a vida de António Augusto Millhouse Pascal, um velho senhor que se esconde do mundo num casarão de província, acompanhado de três netos insolentes, um jardineiro soturno e um rol de clientes tão abastados e influentes como perigosos e loucos?
São estes mistérios que o narrador - um rapaz de família modesta - procurará desvendar durante mais de um quarto de século, não podendo adivinhar que o emprego que lhe é oferecido por aquela estranha personagem se irá transformar numa obsessão que acabará por consumir a sua própria vida.
Passando pelo Alentejo, por Lisboa e por Nova Iorque em plenos anos oitenta - época de todas as ganâncias - e cruzando a história sangrenta do século XX com a das personagens, As Três Vidas é, simultaneamente, uma viagem de autodescoberta através do «outro» e a história da paixão do narrador por Camila, a neta mais velha de Millhouse Pascal, e do destino secreto que a aguarda; que estará, tal como o do avô, inexoravelmente ligado à sorte de um mundo que ameaça, a qualquer momento, resvalar da corda bamba em que se sustém.

Opinião: Estes é dos daqueles livrinhos que vivem à muito tempo na minha biblioteca e que por alguma razão mística desconhecida vão sendo postos de lado, tornando-se um pouco as ovelhas negras cá do sítio. 
Até que um belo dia me apeteceu ler alguma coisa nacional e este foi o primeiro que me apareceu à frente. E ainda bem pois a única coisa da qual me arrependo foi ter demorado tanto tempo a ler este livro.
Toda a história é envolta de uma grande nuvem de mistério e daquele eterno sentimento de dúvida acerca do que está a acontecer realmente e que mais irá poderá acontecer.
Sobre a história em si não quero dizer muito pois entrei nesta leitura como numa espécie de encontro às cegas e parece-me que isso ainda enriqueceu a minha experiência de leitura. De qualquer das formas deixo aqui o meu aviso: Preparem-se para uma viagem emocionante de leitura de horas a fio pois este é daquelas obras que nos "puxa" para dentro do seu universo e não nos deixa descansar até à última página.
Adorei a escrita, da sua forma simples mas com muita profundidade e sentimento. Tem um estilo muito cinematográfico, de tal forma que conseguia imaginar uma ótima adaptação para o mundo do cinema com planos paisagísticos de cortar a respiração. 
João Tordo sem dúvida alguma representa uma nova geração de autores nacionais extremamente talentosos dos quais ouviremos falar durante muitos anos.

Apostem neste talento nacional e entrem numa aventura literária de outro mundo!

Boas Leituras :)

4 comentários:

  1. Olá,
    Ultimamente tenho lido alguns livros de autores portugueses ou livros sobre Portugal e gostei da experiência e quero continuar.
    Este é um daqueles livros que não chama a minha atenção. Mas se o encontrar na biblioteca Municipal vou ler.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia,
      Ainda bem que tens apostado no que é nacional, este ano também quero começar a ler mais literatura portuguesa.
      Se este livro não te chama a atenção dá uma olhadinha pelas outras obras do João Tordo pode ser que alguma te desperte a atenção pois é daqueles autores a quem vale dar uma chance.
      Beijinhos e Boas Leituras

      Eliminar
    2. Olá Tânia,
      Ainda bem que tens apostado no que é nacional, este ano também quero começar a ler mais literatura portuguesa.
      Se este livro não te chama a atenção dá uma olhadinha pelas outras obras do João Tordo pode ser que alguma te desperte a atenção pois é daqueles autores a quem vale dar uma chance.
      Beijinhos e Boas Leituras

      Eliminar
    3. Quando tiver tempo vou ver se algum dos livros de João Tordo me agrada.
      Beijinhos

      Eliminar