segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

[Opinião] Everything Leads to You - Nina LaCour

Título: Everything Leads to You
Autoria: Nina LaCour
Editora: Dutton Books for Young Readers
Nº de Páginas: 307
Classificação: 3.5/5

Sinopse: A wunderkind young set designer, Emi has already started to find her way in the competitive Hollywood film world.

Emi is a film buff and a true romantic, but her real-life relationships are a mess. She has desperately gone back to the same girl too many times to mention. But then a mysterious letter from a silver screen legend leads Emi to Ava. Ava is unlike anyone Emi has ever met. She has a tumultuous, not-so-glamorous past, and lives an unconventional life. She’s enigmatic…. She’s beautiful. And she is about to expand Emi’s understanding of family, acceptance, and true romance.


Opinião: Segundo investiguei este livro ainda não foi publicado em Portugal e quanto sei não estará para ser publicado brevemente no entanto posso estar errada. Esta história prendeu a minha atenção durante o verão quando vários booktubers estrangeiros elegeram o livro como uma das melhores leituras do verão. Parecia ser simples e leve mas com elementos bastante inovadores para a literatura YA na sua corrente mais mainstream. Emi, uma adolescente ainda no liceu mas que já trabalha na indústria de Hollywood como designer de cenários, é uma romântica incurável que volta sempre para a sua ex-namorada, com a típica esperança que daquela vez seria diferente. Quando descobre uma carta escrita por um dos maiores nomes do cinema, embarca numa aventura épica, que mudará a sua vida para sempre.
Apesar de não ser um livro excelente, todo o ambiente behind the scenes de Hollywood é muito interessante e divertido de ler, especialmente porque não se foca nos atores e na fama mas sim na equipa técnica que realmente dá vida a todo o mundo cinematográfico; Também a aventura em que Emi embarca com a sua melhor amiga após a descoberta da misteriosa carta é bastante empolgante. Foram estas as razões que me impediram de atirar este livrinho janela fora, pois houve um único aspeto que detestei, mas foi um aspeto tão grande que tive que batalhar comigo própria para ler esta obra: odeio a personagem principal.
Emi vive num ambiente bastante privilegiado e com isso não tenho nenhum problema, mas ela fez-me lembrar aquelas raparigas que eu conheci durante os meus tempos de liceu que me davam vontade de arrancar os cabelos cada vez que abriam a boca. Ela é uma rapariga, a meu ver, super mimada, que não suporta que lhe digam não e que a critiquem, são bastante as vezes que dá a impressão que o mundo gira à sua volta... Acima de tudo, vive na sua própria "bolha", não se apercebendo que nem toda a gente tem a sorte que ela tem e que a realidade para o "comum dos mortais" é bastante diferente.
Enfim, passando à frente, que só de pensar no assunto já me sinto irritada.
A escrita é bastante simples, muito ao estilo YA como seria de esperar não se destacando nem pela positiva nem pela negativa.
Na perspectiva geral é uma leitura bastante leve, perfeita para quem quer algo rápido e doce mas que talvez não tenha "traumas juvenis" como os meus. :)

Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário