sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

[Opinião] Frankenstein - Mary Shelley

Título: Frankenstein
Autoria: Mary Shelley
Editora: BIS
Nº de Páginas: 240
Classificação:4/5

Sinopse:
"Frankenstein conta a história de Victor Frankenstein, um jovem estudante, que a partir de corpos de seres humanos que obtinha em cemitérios e hospitais consegue dar vida a um monstro que se revolta contra a sua triste condição e persegue o seu criador até à morte.

Frankenstein foi adaptado inúmeras vezes ao cinema, mas a mais memorável imagem do monstro foi encarnada pelo actor Boris Karloff, em 1931, fazendo ainda hoje parte da cultura popular."


Opinião:
Facto nº1: Frankenstein é o nome do doutor/criador do monstro, este por sua vez, não tem nome (se o tiver não é dado a conhecer ao leitor).

Facto nº 2:  A mítica expressão da adaptação cinematográfica "It´s alive! It's alive!" não aparece no livro, aliás, a reação do doutor ao ver a sua criatura ganhar vida é exatamente oposto, ficando extremamente horrorizado, de tal forma que fugiu do seu laboratório a correr.

Esta pequena (mas muito grande obra) é considerada por muitos o primeiro livro de ficção científica e também o primeiro livro de horror. E a melhor parte??? Mary Shelley escreveu-o com apenas 18 anos. 18 ANOS!!! É nestes momentos que sinto que estou a desperdiçar a minha vida. Com 18 anos eu estava estendida num sofá a ler, enquanto ela com 18 anos escreveu uma das grandes obras da literatura mundial.
Na minha opinião, o horror nesta obra não está apenas explícito no texto mas também nos comportamento da sociedade e de Frankenstein perante a criatura. Muitas são as vezes em que se questiona quem é realmente o monstro nesta situação: se é a criatura ou se é a sociedade e o doutor, a primeira por ser construída à base de preconceitos, nem sequer dando uma oportunidade ao monstro, julgando-o logo à partida como ser maléfico; o segundo por ter ultrapassado o seu papel de mero humano, sobrepondo-se às leis da Natureza, acabando por não conseguir lidar com as consequências do seu trabalho, fugindo das suas responsabilidades.
De alguma forma fica claro que a Criatura não "nasceu" um monstro, foi a sociedade e a rejeição por parte do seu criador que o tornaram num monstro.
Para mim é absolutamente impressionante toda a história da Criatura, como depois de abandonado conseguiu sobreviver, aprendendo por si próprio e pela observação dos aldeões todas os mecanismos de sobrevivência que necessitava, educando-se de forma extraordinária ao ler grandes obras da Literatura e da Filosofia, sendo um ser culto, que quando se apercebeu do seu poder, nada nem ninguém o impediu de lutar pelo que queria e pela vingança que achava merecida.
A evolução de Victor Frankenstein foi algo muito bem conseguido, sendo uma criança curiosa sempre à busca de conhecimento, tornando-se num homem apaixonado e com um fascínio pela descoberta da eletricidade e a oportunidade que esta trazia que reanimar seres mortos. O seu trabalho acabou por ser a sua destruição, afetando a sua saúde física e mental, acima de tudo destruindo tudo o que amava.
Concluindo, este livro está na minha lista pessoal dos 100 livros a ler antes de morrer por isso para quem ainda não leu só tenho uma questão: De que é que estão à espera???

Boas leituras! :)

3 comentários:

  1. Olá :)

    Pois, precisamente.
    Um livro que também quero muito ler e pelo que dizes não posso esperar muito mais ;)

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Este é mesmo daqueles livrinhos que na minha modesta opinião toda a gente devia ler, por isso lê rapidamente que eu quero saber a tua opinião. :)
      Boas leituras!

      Eliminar
    2. Olá!
      Este é mesmo daqueles livrinhos que na minha modesta opinião toda a gente devia ler, por isso lê rapidamente que eu quero saber a tua opinião. :)
      Boas leituras!

      Eliminar