sábado, 24 de janeiro de 2015

[Opinião] Pensa num Número - John Verdon

Título: Pensa num Número
Autoria: John Verdon
Editora: Porto Editora
Nº de Páginas: 448
Classificação: 4/5

Sinopse:
"Pelo correio chega uma série de cartas perturbadoras que terminam com uma declaração inquietante: «Pensa num número qualquer até mil, o primeiro que te vier à cabeça… Repara agora como eu conheço bem os teus segredos.» Estranhamente, aqueles que obedecem constatam que o remetente de tais cartas previu com precisão a sua escolha. Para Dave Gurney, um inspetor de homicídios recém-reformado da Polícia de Nova Iorque e amigo de um dos alvos das missivas, o que primeiro lhe pareceu um caso estranho depressa se transforma num complicado quebra-cabeças que levará a uma investigação em grande escala na busca de um pérfido assassino em série.

Convidado como consultor pelo gabinete do procurador, em pouco tempo Gurney consegue alguns avanços na descoberta de pistas que a polícia local negligenciara. Ainda assim, diante de um adversário que parece ter o dom da clarividência e antecipar-se a todos os passos, vê os seus melhores esforços dissiparem-se como areia por entre os dedos. Terá encontrado, ao fim de vinte e cinco anos de carreira exemplar, um adversário capaz de o vencer?


Considerado pela crítica internacional uma obra-prima do suspense, Pensa num Núm3ro dá-nos a conhecer uma personagem fascinante, capaz de rivalizar com Sherlock Holmes ou Poirot."

Opinião: Primeiro que tudo tenho que dizer que este livro foi-me recomendado por várias pessoas, em especial por um funcionário de uma das livrarias que costumo frequentar que afirmou que como eu gostei na trilogia Millennium também gostaria deste livrinho (até sabem os meus gostos adoro-os a todos! ). Com Millennium encontrei poucas semelhanças mas não deixou de uma boa escolha.
Pelo que encontrei por esta internet fora é que as pessoas adoram este livro e percebe-se porquê: Gurney, detetive reformado, depara-se com um enigma aparentemente impossível de resolver e quando este enigma começa a envolver mortes de pessoas que à primeira vista não tinham qualquer relação uma com as outras, Gurney decide "sair" temporariamente da sua reforma e integrar a equipa de investigação.
Sempre envolto de grandes mistérios e jogos psicológicos, muito ao estilo de Mentes Criminosas na minha opinião, esta obra é muito cativante, puxando-nos para dentro do seu mundo, da sua realidade levando-nos numa incessante busca pelo assassino em série, pelos seus motivos e objetivos.
A relação de Gurney com a sua esposa Madeleine é algo peculiar, um casal improvável, por vezes algo disfuncional mas que acaba por resultar é algo que gostaria de ver desenvolvido nos livros seguintes. Madeleine é de alguma forma a sidekick do seu marido dando conselhos e sugestões sobre a investigação vendo todo o caso com um "novo par de olhos" sobre uma perspetiva alternativa, o que fez dela a minha personagem favorita.
O único aspeto negativo, se é que se possa considerar realmente negativo, é o facto de achar algumas personagens algo irritantes dando cabo do meu sistema nervoso, no entanto penso que era essa a intenção do autor. Se estiver correta, tenho que lhe dar os parabéns visto que conseguiu cumprir o seu objetivo em plenitude.
Também há a salientar que este livro é a obra de estreia de John Verdon. Para "escritor de primeira viagem" é impressionante as suas capacidades tanto em escrita em prosa como em verso. Com uma linguagem acessível mas incrivelmente cativante e envolvente é evidente que é uma daquelas pessoas com talento natural para a escrita, sendo por essa razão um autor extremamente promissor.

Dito isto e como este é apenas o primeiro livro de uma série , posso dizer que mal posso esperar pelo próximo capítulo nas aventuras de Gurney.
Boas leituras! :)


2 comentários:

  1. Olá
    Apesar de ter a trilogia Millennium ainda não a li, mas dizem que é muito boa. Adorei a tua opinião sobre este livro tenho que o ler e em breve, já não leio um policial faz algum tempo, o próximo não será este vou ler primeiro os dois quando o cucu chama e o bicho-da-seda.Sou uma fã da escritora dos livros do Harry Potter e estes são os seus policiais escritos com pseudónimo.
    Mas vou ler prometo....
    Beijocas e boas leituras;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      A trilogia Millennium é uma das minhas favoritas apesar de ainda não ter lido o último livro simplesmente por ser daquelas trilogias/séries que não quero que acabe. Em relação aos policiais da J. K. Rowling estou exatamente na mesma situação que tu e espero poder ler esses livrinhos muito brevemente.
      Beijinhos e boas leituras :)

      Eliminar