quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

[Opinião] Uma Vida ao teu Lado - Nicholas Sparks

                                                         Título: Uma Vida ao Teu Lado
A ler...Autoria: Nicholas Sparks
Editora: Edições Asa
Nº de páginas: 448
Classificação: 2/5

Sinopse: "Quando Sophia Danko conhece Luke, algo dentro dela muda para sempre. Luke é muito diferente dos homens ricos e privilegiados que a rodeiam. Através dele, Sophia conhece um mundo mais genuíno e puro do que o seu, mas também mais implacável. Ela tem uma vida protegida. Ele vive no limite. À medida que se descobrem e apaixonam, Sophia encara a possibilidade de um futuro diferente do que tinha imaginado. Um futuro que Luke tem o poder de reescrever... se o segredo que o atormenta não os destruir a ambos. 
Não muito longe, algures numa estrada escura, um desconhecido está em apuros. Ira Levinson tem 90 anos e acabou de sofrer um acidente de carro. Ao tentar manter-se consciente, Ira sente a presença de Ruth, a sua mulher que morreu há 9 anos, materializar-se a seu lado. Ela encoraja-o a lutar pela vida, relembrando a história de amor que os uniu. Ira sabe que Ruth não pode estar no carro com ele mas agarra-se às suas delicadas memórias, revivendo as tristezas e alegrias que definiram a sua paixão. 

Ira e Ruth. Sophia e Luke. Dois casais com pouco em comum, cujas vidas vão cruzar-se com uma intensidade inesperada nesta celebração do poder do amor e da memória. 
Uma viagem extraordinária aos limites mais profundos do coração humano pela mão de Nicholas Sparks."


Opinião: Este é, salvo erro, o décimo terceiro livro que leio deste autor. Não é nem de longe, nem de perto um dos meus autores favoritos mas sim uma escolha algo segura para quando me apetece ler um romance num dia chuvoso. Foi o caso e devo dizer que fiquei desapontada.
Começando pela capa acho-a horrorosa mais parece um poster da adaptação cinematográfica ( se bem que na realidade o poster do filme é muito mais apelativo).
Em relação ao conteúdo em si, a premissa não difere muito da habitual obra de Nicholas Sparks, há algumas inovações como a existência de duas linhas narrativas: a do casal Ira e Ruth e a de Luke e Sophia, que no fim acabam por se encontrar; esta foi de facto a minha parte favorita do livro.
A história e a relação de Luke e Sophia segue o desenvolvimento a que o autor já nos habituou e é aqui que começo a ter problemas com esta obra: quando começo a pensar em todos os livros que já li deste autor chego à conclusão que lá bem no fundo as personagens principais são todas iguais: sim, a situação e o contexto, o ambiente familiar e social podem ser diferentes mas no seu centro todas as personagens têm características algo semelhantes e o seu percurso de desenvolvimento, especialmente no que toca às suas relações amorosas, é igual. Outro aspeto que não me convence ao ler este livro, que também acontece nas demais obras deste escrita, é que logo nos primeiros encontros do casal, referindo-me neste caso a Luke e Sophia, as personagens "desbobinam" toda a sua história de vida que, certamente tem o seu toque de tragédia. Desculpem-me mas isto de realista não tem nada: quem no seu perfeito juízo conta toda a sua vida detalhadamente a um desconhecido, isto incomoda-me, eles nem sequer sabem se a outra pessoa é um criminoso ou um serial killer (o que neste ponto nem seria pior, pois seria mais interessante).
Uma característica que sempre me aborreceu com este autor foi a sua escrita: desculpem se ofendo algum dos seus fãs, mas sempre considerei a sua escrita medíocre, sim ele cria histórias que nos põem a sonhar, mas a escrita não é o seu forte, especialmente os diálogos, através dos quais tenta transmitir a grande maioria da informação sobre as personagens e sobre a ação. Onde ganha pontos é nas descrições, contudo, neste livro em particular, foram por vezes demasiado extensas e aborrecidas dando por mim ocasionalmente a ler "em diagonal".
Concluindo, penso que atingi o meu limite de Nicholas Sparks e talvez seja tempo de por este autor de lado.
Para quem quer ler Nicholas Sparks, acho que esta não é das suas melhores obras, recomendo no entanto Um Refúgio para Vida ou A Melodia do Adeus.
Para os fãs deste autor parece-me que, apesar de não ser dos melhores, penso que irão gostar.
 
Como nota final deixo aqui o trailer do filme baseado neste livro com estreia marcada para 10 de abril deste ano nos Estados Unidos.

Boas leituras :)

2 comentários:

  1. Olá,
    Ainda não li este livro e talvez nunca chegue a ler mas a curiosidade fica sempre.
    Óptimas escolhas ao sugerires "Um Refúgio para Vida" e "A Melodia do Adeus". Eu já li ambos e gostei embora tenha gostado mais de "Um Refúgio para Vida".
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Realmente não gostei muito deste livro mas pelo que li por esta blogosfera fora a maioria gostou bastante portanto pode ser apenas problema meu. Concordo contigo que Um Refúgio para a Vida é melhor, possivelmente o melhor livro dele na minha opinião.
      Beijinhos e boas leituras :)

      Eliminar